Priorize seus Cenários e melhore sua visibilidade

Dar a visibilidade sobre o trabalho de testes realizado bem como saber a criticidade e importância de cada cenário de teste perante a aplicação a ser testada é essencial para atingirmos um bom resultado.

Saber o que é realmente crítico e tem prioridade dentro da sua aplicação é fundamental para lhe ajudar a dar foco em atividades, tanto de desenvolvimento de aplicação quanto também de correções da lista de bugs identificados.

Este post tem por objetivo sugerir uma forma de organizar o seu plano de testes e priorizar em blocos de prioridades. É uma forma bem simples, mas que pode ajudar bastante em tomadas de decisões.

Crie níveis para os Cenários de Testes

Estes níveis lhe darão uma indicação de prioridades, por exemplo:

Nível 1 – Cenários de Testes Críticos – aqui ficam aqueles cenários de testes que não podem falhar, que não podem parar de funcionar em seu sistema. Aqui damos o foco para atender os principais objetivos de negócio da aplicação e as características de personas mais importantes para o produto.

Usando como exemplo os casos apresentados nos dois posts anteriores, podemos incluir aqui neste nível os cenários:

  • Efetivar compra com Cartão de Crédito
  • Efetivar compra com Cartão de Débito
  • Acompanhar o processo de entrega do pedido

Nível 2 – Cenários de Testes que agregam em validações de negócio, que são importantes para garantir que mais personas/usuários estão realmente sendo atendidos nas suas necessidades. Exemplo:

  • Efetivar compra de produto que possui opção de garantia estendida
  • Adicionar embalagem para presente em produtos no carrinho de compras

Nível 3 – Cenários de Testes de Comportamento de Tela, estes tipos de testes são importantes e relevantes ao seu produto, mas não necessariamente irão lhe impedir de executar o fluxo de negócio. Em casos mais críticos que ocorram erro, pode ser que eles afetem sim o negócio e com isto seriam encontrados também nos cenários de níveis 1 e/ou 2.

  • Padrões de formatos de campos e suas máscaras
  • Incluir caracteres especiais no preenchimento de campos do formulário
  • Alinhamentos de campos
  • Padrões do Guide da plataforma

Caso perceba a necessidade de criação de mais níveis, siga o que achares ideal para a sua realidade. Aplique, teste, evolua!!!

Este tipo de organização tende a ajudar para definições de execução de testes de regressão principalmente, onde em um primeiro momento podemos executar um teste mais rápido em um grupo de cenários menor, mas que atende diretamente as necessidades de negócio fundamentais para a aplicação e obtenha um feedback mais rápido, podendo assim já tomar decisões sobre a sequência da atividade de testes, priorizar atividades de correções ou até mesmo já liberar versões a serem publicadas.

Para ajudar a definir estes níveis é necessário que se conheça bem as necessidades e expectativas de uso e disponibilidade da aplicação, assim como onde está a maior concentração de utilização dela. Podemos utilizar como referência para isto o Princípio de Pareto, ou Regra 80/20 como também é conhecida, que nos ajuda a priorizar e agrupar em níveis o que é mais relevante principalmente levando em conta o pensamento de que está em 20% dos cenários de testes a porção mais importante e relevante para o sistema desenvolvido.

Pareto-CenariosTestes

Planeje sempre!

Dê muita atenção para as características e objetivos da aplicação a ser desenvolvida.

Conheça os seus usuários e os seus desejos.

Procure conhecer o que será mais utilizado e terá o maior valor no sistema.

Priorize e defina a sua estratégia.

Anúncios

Um comentário sobre “Priorize seus Cenários e melhore sua visibilidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s