Mudanças Exponenciais e um “Novo Mundo”

Estamos vivendo em um novo mundo, com novos formatos de negócios e de trabalho, outras formas de se relacionar e principalmente de viver (ou sobreviver). Já podemos considerar que não viveremos mais no mundo em que vivíamos.

Poderíamos considerar este ano como um ano de mudanças exponenciais?

Abordando o lado de negócios corporativos, as empresas precisam ser mais rápidas, mais ágeis nas suas percepções e tomadas de decisões, que inclusive, podem mudar de uma hora para outra em decorrência de toda a imprevisibilidade que passamos.

Precisamos contar com pessoas e equipes cada vez mais capazes de se reinventar, capazes de entender os movimentos que estão acontecendo em diferentes mercados, que sejam hábeis e inovadoras para que possam criar soluções que possam se expandir, gerar valor e impacto.

Estamos enfrentando algo novo, algo que ainda não vivemos, algo que ainda não temos experiência. Para quem achava que já vivíamos em um mundo V.U.C.A. (volátil, incerto, complexo e ambíguo)  estamos experimentando algo exponencial neste contexto. Para enfrentar esta nova realidade precisamos nos reinventar, sendo necessário algo realmente novo, tecnológico, adaptável e abrangente. Seremos transformadores e transformados neste ecossistema, como seremos impactados dependerá de nossas decisões e estratégias.

Estas transformações vêm com as quebras de paradigmas e dogmas, na quebra de formato das relações e como os negócios são realizados. A operação e o formato de trabalho realizados, principalmente os vinculados a mão de obra, passam a ser escalados através de evoluções tecnológicas ,como acontecido nas revoluções agrícolas, industrial e digital.

Também podemos relacionar as grandes transformações a momentos importantes de crises, como guerras mundiais. A partir disso devemos refletir se este momento de crise é um gerador de oportunidades e de uma próxima “revolução”.

Você está preparado, ou se preparando para isto?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s