Considerando os atuais cenários de competitividade, posicionamento de empresas, aspirações e anseios quanto ao mercado, somos desafiados a manter entregas de produtos e serviços com qualidade mesmo quando há concorrência técnica e de preço (custo) que nos fazem muitas vezes flexibilizar alguns de nossos valores e princípios.
Foi a partir deste pensamento que estabeleci o conteúdo da palestra que realizei no dia 26 de agosto no GUDay 2017, evento promovido pela SUCESU-RS na Unisinos campus Porto Alegre.
Através do convite do GUTS-RS, conduzi uma discussão sobre como sermos efetivos com a qualidade de software, como pode ela favorece novos negócios, desafios e perspectivas, além de entender sobre como cada etapa no ciclo de desenvolvimento pode ser crucial para determinar a qualidade final do produto e/ou projeto. Apresentei conceitos e princípios de agilidade, além de uma visão geral sobre técnicas, ferramentas e práticas que nos apoiam com testes de software.
O material utilizado na apresentação pode ser acessado no link:
GUDay-2017-GUTSRS-Diraci Junior
Não temos espaço para trabalhar com o conceito de vender projetos de software com ou sem testes. Qualidade de software é obrigatória!